segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Problemas Ambientais

Técnicos da Cetesb vistoriam Center 

Norte e mantêm multa diária


Shopping recebe multa de R$ 17.450 desde o dia 19 de setembro. 
Estabelecimento abriu nesta sexta após conseguir liminar na Justiça.





Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) vistoriaram nesta sexta-feira (30) o Shopping Center Norte e decidiram manter a multa diária de R$ 17.450. Não foram atendidas as exigências de “instalação e operação do sistema de drenos de extração do gás metano presente no subsolo do empreendimento”, segundo nota divulgada pela companhia nesta tarde. É o 12º dia que o estabelecimento recebe a multa do órgão ambiental.

A nota da companhia divulgada na tarde desta sexta-feira informa que, durante a inspeção, foi confirmada a instalação de dois drenos de extração de gases, que ainda não estão operando. Outros três estão sendo preparados para a instalação. No total, o shopping prevê colocar nove drenos.
A administração do shopping conseguiu na quinta-feira (29) uma liminar que impediu a Prefeitura de São Paulo de fechar o estabelecimento. O Center Norte foi construído em uma área onde já funcionou um lixão. A decomposição do material produz gás metano. Por isso, o shopping entrou na lista de Áreas Contaminadas Críticas da Cetesb.

A Cetesb disse que, quando todo o sistema estiver em funcionamento, fará uma avaliação “para certificar-se de que as áreas de risco potencial foram eliminadas”. Dos 18 poços de monitoramento instalados no shopping, sete acusaram índices de inflamabilidade nesta sexta-feira. Nove tinham potencial de migração do gás para o ambiente interno, segundo a Cetesb.

Entenda o vazamento de gás pelo esquema a seguir!








Nenhum comentário:

Postar um comentário