sábado, 8 de setembro de 2012

Religião x religiosidade = pirações



Como estou trabalhando com o assunto religião e outras formas de mitos, achei essa imagem na internet e este pequeno texto que vale apena ser  lido  para nos questionarmos sobre o que achamos sobre a cultura alheia, e quais são os valores culturais reinantes em nossa sociedade,  a referência do lugar é 



"Essa semana num fim de tarde preguiçoso fiquei zapeando canais e detinha-me pelo menos meio minuto assistindo a programação das emissoras. Parei no canal 47 e de início nem reparei que tratava-se de um canal evangélico, só certifiquei-me depois, quando comecei a assistir a um desenho animado ali exibido. Resolvi ver até o final e o que vi achei no mínimo absurdo. O desenho mostrava uma criança evangélica conversando com outra, hindu, chamada Indira, que tinha cabelos presos em duas longas tranças, trajava vestes e acessórios da cultura indiana. A criança evangélica estava incumbida de convencer Indira a participar de um culto e falava sobre o Senhor Jesus. Indira ficou animada e quando se dirigiam ao templo, um casal de crianças também evangélicas, observando a cena, ficaram indignadas e criticaram a atitude da irmã de fé, dizendo que ela não deveria estar acompanhada daquele tipo de gente, pois não reconhecia o Senhor e cujo povo adorava animais. Nesse instante surge um garoto, Midinho, para resolver o dilema. O guri então recorre à Bíblia e narra a história de "Rute e Noemi", do antigo testamento. Em suma, a história fala que Rute nasceu em uma terra pagã, entretanto teve a felicidade de se casar com um judeu, filho de Noemi detentores de fé inabalável no Deus de Israel. Rute passou a crer de todo o seu coração e fez daquele deus, o seu deus. Então todos entendem e aquiescem que Indira precisa ir à Igreja e rumam para o templo levando a pequena, jubilosos por estarem livrando-a das garras do inimigo. Em seguida apareceu o nome do desenho “Midinho, o pequeno missionário” e entrou no ar R.R. Soares em seu culto pela TV. Fiquei horrorizada com tamanha falta de respeito pela crença das outras pessoas, principalmente porque era direcionado a crianças. Como podem incentivar crianças a condenar a fé alheia, fazendo-as crer que a sua verdade é a verdade? É inadmissível que apresentem quadros desrespeitosos como este em sua programação. E se fosse o contrário? Se hindus exibissem um programa em que uma criança indiana tentasse convencer uma criança evangélica a participar de um ritual deles? Será que os evangélicos iriam ficar contentes e aprovar tal “heresia?” Eu não tenho religião, mas defendo que cada uma deve ser respeitada, independente da sua origem ou doutrina. Nenhuma é senhora absoluta da verdade. Definitivamente, evangélicos precisam APRENDER que respeito é bom e todo mundo gosta."



5 comentários:

  1. Que bom que gostou do texto, grata por compartilhá-lo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. caraaaaaaaaaaaaaaaacas professor, pirei d+++ aqui , muito dahora :)

    ResponderExcluir
  3. O pior é a falsa moral que está entre alguns evangélicos....triste pensar como eles fazem "lavagem cerebral" nas pessoas...Ah, mas faltou um pentagrama na sua imagem...rsrs.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  4. Hipocrisia!!!a pessoa não se decide sobre nenhuma religião e ainda se acha no direito de dar palpite...acho que ele se esqueceu que nasceu num pais cristão e esta tão afim de defender um direito que não lhe pertence que esquece de pesquisar a fundo o assunto de que critica... Não curto a religiosidade nas sigo o evangelho... não critico os outros mas defendo os meus ideais... sera que o autor do texto tem algum???
    Ah...só um conselho...não perca tempo assistindo o que não lhe convém...nem mesmo para criticar... não acrescenta em nada...pode crê!!!

    ResponderExcluir