quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Energia do Esgoto



Com o crescimento das cidades, aumenta também a demanda por serviços de infraestrutura urbana, como sistemas de saneamento e estações de tratamento de esgoto. Para aproveitar os resíduos gerados por esses sistemas, especialistas nas áreas de energia e esgotamento sanitário estão desenvolvendo tecnologias capazes de transformar o esgoto que sai de nossas casas em energia elétrica.
2 a 3% da energia produzida no mundo é utilizada no bombeamento e tratamento de água, o que justificaria o investimento já que a tecnologia poderá reduzir essa demanda
 
Um dos exemplos está na Bahia, onde uma parceria envolvendo a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, a Embasa, a Giz (Cooperação Alemã) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) desenvolve uma tecnologia pioneira de geração de energia a partir do biogás proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto Jacuípe II, em Feira de Santana (BA). A novidade desse projeto está no uso de reatores anaeróbicos tipo UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket, em português Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente) como principal processo de tratamento.
De acordo com Ana Christina Mascarenhas, assessora de eficiência energética da Neoenergia, 2 a 3% da energia produzida no mundo é utilizada no bombeamento e tratamento de água, o que justificaria o investimento já que a tecnologia poderá reduzir essa demanda.
Aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto está pautado na comprovação da viabilidade econômica para o mercado brasileiro da geração de energia a partir do biogás proveniente da digestão anaeróbia do esgoto sanitário. O foco será em estações de tratamento de esgoto de médio e pequeno porte, que atendam entre 20 mil e 300 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário